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12, novembro de 2020

Gestão de PDV: por que é importante

Gestão de PDV: por que é importante

Como atrair o shopper – aquele que faz a compra? Afinal, qual é a melhor estratégia para chamar a atenção dele?

A resposta está no ponto de venda, conhecido como PDV. Uma gestão eficiente do PDV é a solução para qualquer operação de trade marketing ter sucesso.

Mas atender às expectativas do consumidor diante das mudanças no perfil de compra do consumidor e do aumento da competitividade no mercado varejista nem sempre é tarefa fácil.

Um levantamento da Thunderhead mostrou que uma só experiência negativa com uma marca é responsável pela desistência de compra para um em cada 4 consumidores – o que, provavelmente, levará à perda de clientela, que migrará para a concorrência.

Apesar dos grandes avanços das vendas online, a loja física ainda tem força entre os clientes, que continuam visitando os pontos de venda, mesmo em meio à pandemia.

Muitos brasileiros preferem fazer compras pessoalmente. Por isso, para atingir metas e conquistar consumidores, a execução em campo é muito importante.

Que tal conhecer mais sobre a gestão de PDV?

Gestão de PDV: por que é importante

Gerir um ponto de venda, executando tarefas complexas de forma ágil e produtiva, requer planejamento estratégico. Também é necessário organizar a equipe e contratar sistemas automatizados, que possam integrar toda a empresa.

Veja 6 dicas para elaborar um planejamento estratégico

A Gestão de PDV é importante para ter uma atuação mais eficiente. Por isso, algumas questões básicas devem ser consideradas, como gestão de estoque e de ambiente, além de frente de caixa e comunicação visual da identidade da sua marca.

É no PDV que o cliente tem contato com os produtos da sua empresa e pode escolher o que comprar. PDV também é usado para se referir aos equipamentos de frente de caixa.

A gestão eficiente de toda a sua loja depende também dos caixas. A experiência do cliente inclui o momento da finalização da compra também.

Por isso, sem as ferramentas disponíveis para o registro de informações de venda, além do gasto de tempo com alguns processos manuais, é possível que, em algum momento, você passe a acumular problemas na sua empresa.

Para evitar esses problemas, invista em gestão de PDV. Mas antes, procure entender como o shopper se comporta.

Comportamento do shopper

Não é somente o preço que define a escolha de uma loja, por parte do shopper, em detrimento de outra.

A conveniência da localização, a qualidade do produto e a presença regular dos produtos em estoque são pelo menos três fatores importantes quando o assunto é a preferência por um ponto de venda.

Em um mercado cada vez mais competitivo, uma das principais dificuldades do mercado é atrair e converter clientes. Os consumidores estão, sim, cada vez mais exigentes, críticos e conectados.

Para atender a essas novas demandas dos consumidores, os profissionais do varejo e da indústria devem estar sempre atualizados para que possam tomar decisões importantes rumo a uma gestão eficiente do ponto de venda.

Quanto mais inovador e segmentado for o atendimento, mais crescem as chances de conversão de estratégias em vendas.

Com investimento inteligente e estratégico de marketing, é possível se colocar em um patamar acima da oferta atual – isso garante que, mesmo em um contexto complexo, o shopper prefira um produto ou uma loja que, de fato, atenda suas necessidades mais específicas.

4 elementos básicos da Gestão de PDV

Além de preço, alguns pontos-chave da gestão de PDV, que ajudam a guiar o consumidor na jornada do cliente e geram vantagens competitivas no mercado, giram em torno de estoque, exposição e atendimento.

Nesse sentido, é importante falar que a Gestão de PDV é sustentada por quatro pilares essenciais: presença/controle de estoque, preço, ponto extra e share de gôndola.

  • Presença/controle de estoque
    É ruim para o shopper e para o ponto de venda quando o produto não está na gôndola. Isso abre espaço para a concorrência.

Um dos principais influenciadores na hora de tomar a decisão pela escolha da loja é a disponibilidade de produtos. A presença constante de itens de interesse no estoque é determinante para a escolha de um ponto de venda, e não outro.

O estoque merece atenção especial. Trata-se de um dos pilares da gestão de PDV. Delegue funcionários para organizar e registrar informações sobre essa área – especialmente se a sua empresa for de grande porte.

Além disso, a comunicação visual, com um layout organizado, também é fator decisivo.

  • Preço
    Dificilmente, uma pessoa compra um produto com um valor muito distinto da concorrência. Para o sucesso da sua marca no ponto de venda, é determinante a gestão de preço.

Acompanhe a evolução dos preços de itens do seu negócio e avalie se o preço praticado no seu ponto de venda está dentro do que o seu consumidor espera.

  • Ponto extra
    Consideradas áreas nobres de um PDV, os pontos extras devem ser mensurados com frequência. Lembre-se que o comportamento do shopper mudou: agora, ele quer conveniência no ponto de venda.

Por isso, o processo de compra deve ser prazeroso e fácil. O shopper quer ainda praticidade, serviço amigável e velocidade. Por isso, coloque elementos essenciais na frente da loja, a fim de garantir que seja visualizado em uma visita rápida.

  • Share de gôndola
    Share de gôndola, no mercado varejista, é um dos ativos fundamentais. A participação da sua marca no PDV deve seguir as estratégias de venda da empresa.

Assim, a fim de ter uma visão mais clara sobre o que pode ser feito para aumentar a visibilidade dos seus produtos em relação à concorrência, é preciso definir objetivos de forma estratégica.

O posicionamento dos produtos no PDV é um dos fatores mais importantes para concretizar vendas.

Se nossas dicas foram úteis para o seu negócio e você quer saber mais como trabalhar com os pilares da gestão de PDV, conheça nossas soluções de trade marketing.




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