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11, outubro de 2021

Merchandising: o que é e como criar a melhor estratégia para o seu negócio?

Merchandising: o que é e como criar a melhor estratégia para o seu negócio?

Já parou para se perguntar por que o merchandising é uma das grandes áreas de interesse estratégico das maiores empresas do mundo?

Considerado o conjunto de operações efetuadas dentro do PDV, o merchandising é a arte de destacar um produto ou uma marca no mercado. 

Essas técnicas de merchandising dão conta de posicionar o produto da melhor maneira possível, na quantidade certa, com o preço adequado, no tempo ideal, com uma apresentação visual atraente, dentro de uma exposição correta.

Com isso, o objetivo é aumentar a visibilidade de determinados produtos, marcas ou serviços, com impacto direto no resultado de vendas. 

No fim, a ideia é ajudar o produto a causar uma impressão positiva no cliente. Ou seja, o esforço do merchandising é valorizar o produto para o shopper adquiri-lo.

Agora, vamos entender os tipos de ações de merchandising e como criar a melhor estratégia para a sua empresa?

Veja como o merchandising pode ajudar a sua marca

Visual merchandising e tipos de peças

O merchandising é um tipo de ação de marketing. No escopo do merchandising, há uma estratégia de divulgação muito disseminada, que se chama visual merchandising. 

O visual merchandising já pode ser visto nas fachadas e  vitrines. No interior, você pode perceber esse merchandising nos corredores, com a iluminação, exposição de produtos e provadores, por exemplo.

Mas há outras ações possíveis de fazer merchandising, com diferentes peças.

As ações de merchandising contam com diversos tipos de peça, que devem ser usadas de acordo com o seu segmento de produto e o canal através do qual a ação será destinada.

Aqui destacamos alguns exemplos:

– Banner promocional

Peça clássica do visual merchandising, as estruturas portáteis se adaptam a diferentes locais. São ideais porque podem se apresentar como estáticos ou inovadores, com movimento, onde se pode customizar mensagens de qualquer tipo, dependendo do perfil do shopper.

– Adesivo de piso

Adesivos com elementos visuais atrativos, material antiderrapante e de alta resistência são os mais indicados. Importante: priorize a aplicação próxima ao local de exposição da mercadoria.

– Móbiles

São as estruturas em que se permite pendurar peças no teto para atrair os olhos do consumidor tendem a ser coloridas, com fontes chamativas, bem destacadas. Ali você pode colocar mensagens-chave dos seus produtos.

– Fita cross

Ideal para ações de cross-merchandising, também é conhecida como “clip strip”. É a tira onde ficam os produtos pendurados. Por exemplo, os pacotes de queijo ralado que ficam pendurados ao lado do macarrão.

Melhores estratégias de merchandising

Localização, exposição e visualização adequadas são o truque do merchandising para impulsionar as vendas na loja. 

Apenas expor seus itens gera vendas? Dificilmente, não é?

São poucas as marcas hoje que conseguem vender produtos sem antes elaborar uma estratégia de merchandising.

É necessário ter criatividade para competir no ponto de venda. Mas é preciso sobretudo pensar nos estágios do processo de compra, que passa por vários estágios, como bem definiu o modelo AIDAS.

O foco é no shopper sempre. Por isso, antes de colocar em prática os tipos de peça e merchandising, tenha em mente que é importante construir uma jornada, uma narrativa, e conduzir o shopper através dela:

Seduza o cliente

É verdade que o desejo é um dos últimos passos na compra, pois esse será um dos seus focos nessa fase de planejamento do trade marketing.

A ação que estimula a compra depende do seu negócio, que deve ativar os gatilhos para atrair novos clientes.

É essencial demonstrar que o shopper está a um passo de realizar o seu desejo. Mostre, por exemplo, os benefícios de se tornar cliente, oferecendo descontos para atraí-lo e, em seguida, nutrindo seu público-alvo com informações.

Lembre que a jornada do cliente vem em primeiro lugar

Os clientes desejam interagir com o produto e ter uma valiosa experiência de marca.

Desenvolva a narrativa do produto

A jornada na loja deve vir junto com uma narrativa mais ampla para apoiar a presença digital e as mídias sociais.

Entenda os clientes

As táticas de produto, embalagem e exibição devem envolver, entreter e educar. Não esqueça que os dados podem ajudá-lo a analisar as preferências dos clientes.

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Conheça o seu espaço na prateleira e lembre-se da colocação premium

Considere colocar seus campeões de vendas em locais privilegiados e prateleiras ao nível dos olhos.

Evite falta de estoque

Um dos maiores gargalos das empresas, o estoque vazio é um grande problema. Não adianta de nada pensar nas estratégias de divulgação se o seu estoque está parado ou se há produtos em falta. Afinal, prateleiras vazias nunca são apelativas e para evitar perdas de vendas é necessário agendar devidamente a encomenda dos produtos.

Como evitar rupturas no estoque?

Lembre-se!

Os clientes geralmente exigem uma marca que apele às suas emoções e satisfaça suas necessidades, reabastecendo e colocando os produtos nas prateleiras de forma atraente, ajudando a criar uma boa experiência de compra. 

Por isso, que tal focar no seu cliente?

Conheça nossas estratégias de merchandising Promo Prime que podem ajudá-lo!




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