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22, junho de 2021

A arte e ciência do merchandising

A arte e ciência do merchandising

O merchandising de varejo é sutil. Quando os clientes entram na loja, eles não pensam conscientemente sobre a experiência sensorial. Em vez disso, as cores, sons, cheiros, temperatura e a sensação da mercadoria se combinam para oferecer uma experiência à psique do cliente que ele pode nem perceber. 

Podemos dizer que o merchandising de varejo é uma arte e uma ciência. Décadas de pesquisa de clientes, impulsionadas pela enorme importância econômica e crescimento do setor de varejo, equipam os varejistas com dados acionáveis ​​para estratégias eficazes de mercadorias e melhores práticas.

Este artigo fornece informações para que os varejistas entendam melhor o merchandising de varejo e a diferença entre os conceitos relacionados. Quer você seja novo no varejo, já seja varejista há anos e esteja em busca de novas inspirações para superar a concorrência ou trabalhe para um gigante do comércio eletrônico, há algo aqui para você. 

O que é merchandising e como ele pode ajudar a sua marca

O que é merchandising de varejo?

O merchandising é uma atividade e uma estratégia que contribui para a venda de bens e serviços, estimulando o interesse ou induzindo os clientes a fazer uma compra (exemplos incluem ofertas promocionais e métodos de desconto).

O merchandising de varejo atrai clientes para bens e serviços específicos de várias maneiras. Inclui atividades e estratégias como o design da loja, a seleção de mercadorias específicas para atender a um mercado-alvo e o marketing físico e digital de mercadorias para os clientes. 

Como forma de marketing, o merchandising promocional inclui ações como displays promocionais atraentes com celebridades reconhecíveis ou acordos de licenciamento entre varejistas e empresas de entretenimento que utilizam personagens infantis animados, por exemplo.

O objetivo do merchandising de varejo é apoiar uma estratégia de varejo que gere receita para o varejista e valor para o cliente. A seleção de mercadorias de varejo e o tipo de bens e serviços que um varejista decide estocar são as principais estratégias de varejo. 

Por exemplo, uma loja fictícia pode usar embalagens atraentes para comercializar seu vestuário. Ela oferece aos clientes sacolas reutilizáveis ​​em uma variedade de tamanhos e estilos. As sacolas saem da loja de varejo e servem como uma espécie de estratégia de merchandising em movimento para o reconhecimento da marca. 

As 5 principais ações de trade marketing

Como elaborar uma boa estratégia de merchandising?

Os clientes geralmente exigem uma marca que apele às suas emoções e satisfaça suas necessidades, reabastecendo e colocando os produtos nas prateleiras de forma atraente, ajudando a criar uma boa experiência de compra. 

Localização, exposição e visualização adequadas são o truque do merchandising para impulsionar as vendas na loja. Os varejistas não podem perder as seguintes regras ao construir a jornada definitiva de visual merchandising:

  1. A jornada do cliente vem em primeiro lugar

Os clientes desejam interagir com o produto e ter uma valiosa experiência de marca.

  1. Desenvolver a narrativa do produto

A jornada na loja deve vir junto com uma narrativa mais ampla para apoiar a presença digital e as mídias sociais.

  1. Entenda os clientes

As táticas de produto, embalagem e exibição devem envolver, entreter e educar, não é? Os dados podem ajudá-lo a analisar as preferências dos clientes.

  1. Espaço de prateleira e colocação premium

Considere colocar seus campeões de vendas em locais privilegiados e prateleiras ao nível dos olhos.

  1. Aprenda as tendências de merchandising de varejo

Fique de olho nas técnicas de merchandising de varejo dos líderes do setor.

  1. Evite falta de estoque

Prateleiras vazias nunca são apelativas e para evitar perdas de vendas é necessário agendar devidamente a encomenda dos produtos.

Como evitar rupturas no seu estoque

A importância e os benefícios do merchandising

Variedade: o merchandising pode mostrar aos clientes a variedade que você tem em sua loja, para que eles tenham uma boa seleção de produtos para escolher.

Colocação de produtos: com uma ótima estratégia de merchandising, você pode colocar produtos adicionais ao alcance de seu cliente, tanto online quanto off-line, para que eles comprem.

Promoção: Colocar seus produtos à venda em uma área específica do seu site, ou na loja, significa que as pessoas estarão mais dispostas a navegar pelos produtos ao redor dela. 

Uma vez que o merchandising tem tudo a ver com vendas, o benefício final do merchandising eficaz são vendas mais altas e melhores lucros. 

As lojas que conseguem criar uma experiência de compra perfeita e guiam efetivamente os consumidores até a conclusão da compra desfrutam de uma série de benefícios, incluindo:

  • Lucros mais altos;
  • Compradores mais satisfeitos e engajados;
  • Giro de estoque mais rápido;
  • Maior fidelidade e reconhecimento da marca.

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