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30, julho de 2021

Trade marketing: definições e possíveis ações para o seu negócio

Trade marketing: definições e possíveis ações para o seu negócio

Você ainda tem dificuldades em compreender o conceito de trade marketing e as inúmeras vantagens que adotar uma estratégia eficiente pode trazer para sua empresa?

Todas as empresas percebem a importância do marketing para os consumidores. Afinal, se as pessoas não sabem que seu produto existe, não haverá demanda por ele no mercado, e isso significa que não haverá vendas. 

No entanto, muitas empresas deixam de desenvolver estratégias adequadas quando se trata de comercializar produtos para os atacadistas, distribuidores e varejistas que os levam aos consumidores. Essas estratégias são “o” trade marketing.

Neste artigo, abordaremos tudo o que você precisa saber para entender e executar uma estratégia de marketing comercial bem-sucedida para o seu negócio.

As 5 principais ações do trade marketing

O que é trade marketing

De forma muito simples, podemos afirmar que trade marketing é uma estratégia para a exposição estratégica de produtos nos canais de venda, sejam eles centros de distribuição ou comércios varejistas.

Assim, o público-alvo consegue visualizar adequadamente em prateleiras, gôndolas e em diversos setores os produtos que são ofertados. Mais do que simplesmente obter visibilidade, essa vertente do marketing é uma estratégia que busca melhorar o posicionamento no mercado de determinado produto ou marca.

Sem essa prática, é impossível garantir que os produtos estejam devidamente colocados nos pontos de venda que realmente fazem sentido para aquela empresa, considerando o impacto da mercadoria diante do público-alvo.

O trade marketing é essencial para os fabricantes, especialmente na indústria de bens de consumo, para garantir espaço nas prateleiras das lojas. Os clientes dos parceiros da cadeia de suprimentos têm muitas marcas para escolher, por isso é importante que você se destaque da concorrência.

KPIs de trade marketing: o que é e como usar os indicadores em sua operação

Como desenvolver uma estratégia de trade marketing 

Mesmo que você entenda de marketing tradicional por dentro e por fora, ainda é necessário desenvolver uma estratégia antes de iniciar qualquer campanha de trade marketing. Ter objetivos claros definidos e pesquisas apropriadas feitas com antecedência o salvará de muitas dificuldades no caminho.

Portanto, é importante que você siga alguns passos no planejamento da estratégia de trade marketing:

  1. Pesquise o mercado

Como qualquer projeto, o trade marketing requer pesquisas substanciais. Como acontece com a maioria dos aspectos de marketing, uma grande parte dessa pesquisa terá que ser centrada em seu público-alvo.

Você irá precisar encontrar respostas para perguntas como: Quem são seus maiores concorrentes? Quais são seus desafios mais substanciais? A que grupo demográfico se enquadra o seu público-alvo?

Fazer pesquisas de mercado também permitirá que você entenda melhor seu público-alvo. Monitore tendências online, leia o máximo que puder sobre seu setor específico e faça bom uso desse conhecimento, desenvolvendo um plano abrangente que mapeie quaisquer obstáculos potenciais e como você os superará. 

É muito mais fácil e eficaz desenvolver um plano como este desde o início, em vez de esperar até que você esteja sob pressão no último minuto.

  1. Elabore um plano

Depois de conduzir sua pesquisa, é hora de elaborar um plano sólido. Para onde você deseja que seus esforços de marketing comercial levem sua marca? Quanto você vai investir em táticas presenciais em comparação com as digitais? Quais são seus objetivos em um mês? Seis meses? Um ano?

Criar um esboço abrangente que inclua o que você está planejando realizar e como o ajudará a permanecer no caminho certo. Usando informações de sua pesquisa, descubra quais são as necessidades de seu cliente e como você pode ajustar sua estratégia de marketing para acomodá-las.

Você pode descobrir, por meio de sua pesquisa, que as necessidades do seu mercado-alvo diferem daquilo que o seu produto é capaz de fornecer. Este é um momento adequado para considerar revisitar a prancheta de seu produto e redesenhá-la para atender melhor aos desejos dos compradores. 

Isso tornará muito mais fácil para você explicar por que seu produto merece espaço nas prateleiras para um varejista, e você não terá medo de ser pego de surpresa quando perguntado: “o que torna seu produto diferente?”

  1. Invista em branding

Os consumidores tomam decisões de compra com base em inclinações emocionais com mais frequência do que avaliações dos atributos de um produto. É por isso que a marca é tão importante para o marketing, mesmo quando você está fazendo marketing para parceiros da cadeia de suprimentos, e não para consumidores.

O reconhecimento da marca cultiva a fidelidade do cliente e uma conexão emocional que vai além do seu produto. Todas as formas de marketing se enquadram na categoria de branding, mas saber como, quando e onde executar suas estratégias de marketing (informadas pela pesquisa de mercado que você já fez) faz toda a diferença.

Tenha anúncios online atraentes, além de um site bem mantido para incentivar mais tráfego para visitar sua página. Ao executar táticas pessoalmente, como marketing de campo e vendas, certifique-se de que seus representantes e membros da equipe estejam sempre representando sua marca positivamente e criando experiências profissionais memoráveis com parceiros atuais e em potencial.

Veja 6 dicas para elaborar um planograma estratégico

Como adotar o Trade Marketing Digital

É possível aplicar os conceitos do trade marketing também na realidade do comércio digital, uma vez que a maioria das fabricantes de produtos já coloca seus produtos também em e-commerce para venda direta. 

Por isso, o fundamental é valorizar a maneira como essa mercadoria será exposta na web

Nesse caso, para ter maior desempenho de vendas nas lojas virtuais, é importante fortalecer a apresentação e, para isso, alguns parâmetros devem ser seguidos como:

  • as fotos comerciais devem ter alta qualidade;
  • todos os ângulos do produto devem ser mostrados;
  • a descrição dos produtos deve ser completa;
  • as características técnicas e nutritivas devem estar descritas;
  • as avaliações de quem comprou devem estar ativadas.

O Trade Marketing será fundamental para a indústria, especialmente no setor de bens de consumo, já que, ainda que o e-commerce cresça, o varejo nunca deixa de ser fundamental ao consumidor.

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