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06, setembro de 2021

Dicas de merchandising para o seu ponto de venda

Dicas de merchandising para o seu ponto de venda

Quer tornar o seu ponto de venda mais atraente e aumentar a circulação de shoppers em seu negócio, mas não sabe por onde começar?

O texto de hoje é exatamente sobre as melhores estratégias para tornar seu ponto de venda mais atraente com o uso de diversas formas de merchandising.

Afinal, o ponto de venda, também conhecido como PDV, é o local em que você precisa garantir as melhores condições de apresentação para ter a certeza de que o seu cliente se sentirá confortável o suficiente para se concentrar apenas na decisão de compra.

Como o merchandising pode ajudar o seu negócio?

O que é um PDV?

O ponto de venda, normalmente abreviado como PDV, é um local onde um produto é exposto de forma permanente. Ele significa qualquer tipo de estabelecimento comercial que busque convencer os seus consumidores a comprar os produtos lá expostos para venda.

Isso significa que qualquer loja, mercado, bodega, quitanda, mercearia ou açougue são pontos de venda de seus respectivos produtos. E podemos dizer que o PDV é o local ou meio no qual a marca entra em contato com o shopper ou seu consumidor.

É fato que o conceito de ponto-de-venda mudou muito ao longo dos anos, e acompanhamos boa parte dessa transformação. 

De um simples interlocutor entre a indústria e/ou o distribuidor com seu consumidor, hoje os PDVs são verdadeiros templos das marcas, onde a experiência de compra hoje tem sido apontada como o principal atributo de uma loja ou um ambiente de vendas bem sucedido.

Trade marketing: definições e possíveis ações para o seu negócio

Como o merchandising otimiza o PDV?

Investindo em merchandising para o seu PDV, você não apenas expõe o seu produto de maneira eficaz. Mais ainda: você investe na melhora da experiência de compra do shopper, e isso é decisivo para alavancar os resultados. 

No entanto, investir nessas formas de exposição no PDV também traz outras vantagens. Com elas, você garante maior escalabilidade da exposição e capilaridade. 

Graças ao baixo custo desses materiais de merchandising, é possível aumentar sua quantidade nos PDVs, atingindo mais e mais consumidores em diferentes canais de venda. 

É necessário pensar no PDV como um ponto de entretenimento. Em outras palavras: sincronize materiais de pontos de venda para caprichar ainda mais na sua estratégia. 

A arte e a ciência do merchandising

Como fazer merchandising no ponto de venda?

Montar uma estratégia de merchandising para o ponto de venda pode ser um desafio e tanto para muitos lojistas. Afinal, em um mundo onde todos andam com pressa e com os olhos voltados para o celular, a disputa pela atenção dos shoppers é muito grande. 

Pensando nisso, nós separamos  dicas fundamentais de como fazer merchandising no ponto de vendas:

  1. Pense no seu público

Uma regra básica de como fazer merchandising no ponto de venda é se colocar no lugar do seu consumidor. Entretanto, um erro comum que vários donos de negócio cometem é pensar que seus gostos individuais são iguais aos dos clientes.

Cada tipo de negócio tem as suas particularidades, assim como cada público. Alguns preferem procurar mais por promoções, outros acabam se preocupando com a forma de pagamento. Há também quem esteja sempre interessado em novidades.

  1. Tenha uma iluminação adequada

Nossos olhos são atraídos automaticamente para a fonte de luz. Por isso, há tantos letreiros luminosos espalhados pela cidade (e que funcionam, inclusive, durante o dia). Todos eles disputam um pouco mais da sua atenção.

  1. Mantenha a limpeza e a organização

Se a sua vitrine é uma representação do que você tem dentro da loja, ela não pode, em nenhuma hipótese, ficar suja ou bagunçada.

Produtos limpos e uma organização bem-feita trarão um ar de maior cuidado com o seu negócio. Afinal, se o que você tem de melhor para expor e atrair público não estiver em ótimas condições, imagine o que o cliente vai pensar a respeito do que está guardado lá no fundo.

  1. Merchandising exige mudanças

Uma imagem que fica fixa por muito tempo sem alterações tende a começar a fazer parte da paisagem. Além disso, significa que ninguém mais vai prestar atenção porque já é algo comum e que não desperta o interesse.

Por isso, você deve ter uma rotina de mudanças frequentes no seu merchandising. Assim, terá chances de captar a atenção de quem passar pela sua porta todos os dias.

  1. Preste atenção ao centro das gôndolas

Além de sermos atraídos pela luz, como já falamos, todos nós também temos uma certa tendência a gostar de ver ambientes mais organizados. Quando pensamos em fazer merchandising no PDV, qualquer coisa que esteja aparentemente fora do lugar incomoda o cliente de alguma forma.

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