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25, agosto de 2021

Como o Merchandising pode ajudar o seu negócio?

Como o Merchandising pode ajudar o seu negócio?

Você ainda tem dificuldade de entender o que é o merchandising e como ele pode impactar os resultados do seu negócio?

Então o post de hoje é para você.

Nele vamos discutir as definições e as estratégias possíveis para implementar o merchandising no seu negócio de forma a maximizar seus resultados.

A arte e a ciência do merchandising

O que é merchandising?

Merchandising é o processo de apresentar e promover produtos de varejo para venda. Ele envolve todas as táticas não verbais que os varejistas empregam na loja para promover as vendas de produtos. 

Os varejistas fazem o melhor merchandising possível em seus PDVs para aumentar as vendas, criando um layout de loja eficaz, escolhendo os melhores produtos para vender, organizando esses produtos de maneira atraente e tendo um preço competitivo.

O merchandising é a chave para cultivar sua marca, melhorar a experiência do cliente e impulsionar as vendas. Ele ainda auxilia você a:

  • Cultivar sua marca: Merchandising cria consistência visual entre vários locais e sua presença online, tornando sua marca reconhecível e retida para os clientes;
  • Aprimorar a experiência do cliente: a experiência que os clientes têm quando estão comprando e sua impressão geral sobre o seu negócio será impactada positivamente por estratégias eficazes de merchandising, como layout de loja e técnicas de exibição que promovem a interação com o cliente;
  • Impulsionar as vendas: um merchandising claro e eficaz pode levar diretamente ao aumento das vendas por meio de displays de produtos bem projetados e bem estocados, com preços claros e criando uma experiência de compra confortável em geral.

O que é merchandising e como ele pode ajudar sua marca

Os elementos para planejamento do merchandising

O merchandising de varejo inclui diferentes elementos que são dispostos em camadas para criar uma imagem completa de merchandising em sua vitrine.

  • Design e layout do PDV: o layout da sua loja atua como um guia turístico, direcionando os compradores por todos os produtos que você tem a oferecer;
  • Exibições de produtos: crie exibições temporárias ou permanentes para que você possa mostrar os principais produtos aos seus clientes;
  • Seleção de produtos: para motivar os compradores a comprar, os varejistas precisam ter produtos atraentes e itens que se complementem.
  • Estratégia de preços: os preços dos produtos precisam ser altos o suficiente para gerar um bom lucro, mas competitivos o suficiente para atrair os compradores. Os varejistas também oferecem promoções para estimular os gastos de forma estratégica.
  • Merchandising de comércio eletrônico: a loja online de sua empresa também deve utilizar estratégias de merchandising para criar uma presença online atraente.
  • Prevenção de perdas: use a colocação inteligente de produtos e o merchandising de prevenção de roubo para evitar a perda de estoque.
  • Manutenção e limpeza da loja: o merchandising exigirá manutenção e rotação constantes para manter seu visual atualizado e seus melhores produtos apresentados.

Gestão de PDV: por que é importante

Os principais benefícios do merchandising

Um dos benefícios do merchandising inteligente é o aumento do tráfego de pedestres. Use merchandising eficaz em suas vitrines ou fora de sua loja para chamar a atenção dos transeuntes e incentivá-los a entrar.

Ter um merchandising eficaz no PDV melhora significativamente o tráfego de pedestres, indicando que vocês estão abertos e chamando a atenção das pessoas que passam pelo seu negócio.

Você também pode aumentar o tráfego de pedestres anunciando eventos ou parcerias com a comunidade em sua sinalização externa.

Em um estudo recente da Mintel, descobriu-se que fazer parceria com grupos comunitários e incorporar essas parcerias à marca tornará o seu negócio mais atraente para 73% dos consumidores. 

Além disso, a divulgação de promoções ou liquidações atrai clientes para o seu PDV com a possibilidade de realização de bons negócios.

Isso porque os eventos promocionais criam um senso de urgência entre os compradores, levando-os a querer fazer compras imediatas para capitalizar e “sair ganhando”, comprando produtos abaixo do preço de mercado por um tempo limitado.

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